Postagens

Mostrando postagens de 2017

Descoberta nova forma de transmissão da malária

Imagem
Pesquisadores do Rio descobrem nova forma de transmissão da malária O aumento no número de casos de malária na região de Mata Atlântica do Rio, entre 2015 e 2016, chamou a atenção de cientistas da Fiocruz e outros centros de pesquisa do País. Testes de laboratório confirmaram: um parasita, até então conhecido por infectar macacos, também é capaz de contaminar humanos. Apesar de não ser possível erradicar o novo tipo da doença, os pesquisadores dizem que não há motivo para preocupação. Os sintomas da malária da Mata Atlântica são brandos e o tratamento 100% eficaz.

Febre amarela avança pelo Brasil

Imagem
O Brasil vive o pior surto de febre amarela desde 1980, quando os dados da doença começaram a ser registrados pelo Ministério da Saúde. --- Até quinta-feira, 26/01, foram confirmados 88 casos, com 43 mortes. Minas concentra quase a totalidade dos registros: 84 confirmações, com 40 óbitos.  Além da explosão dos números, a infecção se alastra pelo País. Mato Grosso do Sul e Goiás, que este ano ainda não haviam notificado suspeitas, informaram quinta-feira, 26 dois casos sob investigação. Desde 1980, o pico havia sido em 2000, quando foram confirmados 85 casos. Os registros em análise também subiram de forma expressiva. Em Minas, são 383. No Espírito Santo, Estado que até este ano nunca havia registrado nada, 32. Outros 6 estão em análise na Bahia. Contando casos de Mato Grosso do Sul e Goiás, são 423 suspeitas. Para o diretor do departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, o que mais chama a atenção no surto deste ano é a velocidade de expans

Dispneia ou falta de ar como tratar

Imagem
A "Falta de ar" existe? É um problema físico ou apenas uma sensação? Dispneia ou falta de ar como é comumente denominada é um sintoma no qual o ser humano sente um desconforto para respirar, quando percebe que tem que levar o ar para dentro do corpo e depois soltá-lo. A respiração, que é o aporte de oxigênio para o organismo e depois a sua eliminação é feita de uma maneira automática, espontânea. Quando isso não ocorre, costumamos dizer que estamos com falta de ar. Veja, com Dr. Alfredo Salim Helito, médico de família, mais detalhes sobre esse sintoma e possíveis causas. Como tratar a falta de ar ?