A GRIPE SUINA ALERTA MÁXIMO


Pessoas com coriza, dor de garganta e febre acima de 38 graus procurem a unidade de saúde mais próxima.
Além disso, falta de apetite, dores musculares e tosse são características da doença.
Algumas pessoas que contraíram o vírus relataram ter apresentado catarro, náusea, vômito, diarréia e dor de garganta.
Em média, o período de incubação é entre 24 e 48 horas.

Atenção às formas de contágio

A gripe suína não é contraída pela ingestão de carne de porco. O contágio é feito por via aérea, de pessoa para pessoa, através de tosse ou espirro. A melhor maneira de se prevenir é evitar contato com pessoas infectadas ou que apresentem os sintomas.

Lavar as mãos constantemente também é importante por causa do uso de objetos manuseados por muitas pessoas, como maçanetas e telefones.


Também é recomendado que os turistas evitem viajar para os países e áreas infectadas pela gripe suína.

Idosos acima de 60 anos, crianças menores de dois anos, gestantes, pessoas com deficiência imunológica, ou que tenham diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal crônica são mais suscetíveis às complicações da gripe suína


A influenza A/H1N1

A influenza é uma doença infecciosa aguda descrita como quadro clínico no homem desde passado remoto. Como os sintomas clínicos são característicos de uma infecção respiratória e que aparecem no homem de forma súbita e permanecem por algumas semanas,
O vírus influenza pertence à família dos ortomixovírus e se apresenta em 3 tipos: A, B e C.

O tipo A
Promove doença moderada a severa em todas as faixas etárias e pode causar epidemias, afetando até animais;

O tipo B
Afeta somente humanos, principalmente crianças e causa epidemias leves;

O tipo C
Não é epidêmico.

Os vírus A e B são os mais comuns. Cada um dos tipos apresenta populações diversas, denominadas cepas. Os vírus da Influenza podem sofrer de forma permanente, pequenas alterações na sua superfície, caracterizadas como mudanças antigênicas leves.

Como o influenza age


O vírus penetra no organismo, principalmente através das mucosas, pele que serve de revestimento para o nariz, a boca e os olhos.
Pela mucosa do nariz, o Influenza atinge a corrente sanguínea. A passagem do vírus pela mucosa nasal aumenta a produção de secreção e provoca o primeiro sintoma da gripe: a coriza.
Na corrente sanguínea, os vírus atacam as células.
O vírus, quando penetra na célula, libera o RNA, que é transformado em DNA (outro tipo de livro de receitas) graças à ação de uma enzima, a transcriptase reversa.
Quando o RNA se transforma em DNA, a célula é enganada, pois não interpreta o vírus como corpo estranho.
O DNA do vírus se funde com o da célula, impedindo assim seu funcionamento normal e obrigando-a a produzir cópias do vírus. O H1N1 a gripe suína


A gripe causada pelo novo vírus Influenza A/H1N1 (inicialmente chamada de gripe suína) é uma doença transmitida de pessoa a pessoa através de secreções respiratórias, principalmente por meio da tosse ou espirro de pessoas infectadas.

A transmissão pode ocorrer quando houver contato próximo (aproximadamente um metro), principalmente em locais fechados, com alguém que apresente sintomas de gripe (febre, tosse, coriza nasal, espirros, dores musculares). Caso ocorra transmissão os sintomas podem iniciar no período de 3 a 7 dias após o contato.

Não há registro de transmissão da Influenza A/H1N1 para pessoas por meio da ingestão de carne de porco cozida e produtos derivados. Este novo vírus não resiste a altas temperaturas (70ºC).

São considerados casos suspeitos, pessoas que apresentarem febre alta de maneira repentina (> 38ºC) E tosse podendo estar acompanhadas de um ou mais dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações ou dificuldade respiratória,

RECOMENDAÇÕES

1 - Caso tenha tido contato próximo , nos últimos 10 dias, com uma pessoa classificada como caso suspeito de Influenza A/H1N1.
2 - Se você esteve em área afetada pela gripe suína e apresenta alguns dos sintomas acima, adotar quarentena domiciliar voluntária:
Procurar atendimento médico.
>> Permaneça em casa durante dez dias, utilizando máscara cirúrgica descartável.
>> Não vá ao trabalho ou à escola.
>> Meça sua temperatura três vezes ao dia.
>> Fique atento para o surgimento de tosse.
>> Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
>> Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
>> Cubra o nariz e boca quando tossir ou espirrar.
>> Lavar as mãos freqüentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
>> Manter o ambiente ventilado.
>> Evitar contato próximo com pessoas.

Fonte - Ministério da Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO RESOLVER CATARRO PRESO DENTRO DE VOCÊ

PRETA GIL - Confira o Boletim Médico