O sangramento nasal



O sangramento nasal é uma situação freqüente, principalmente em crianças. A parte interna do nariz tem uma mucosa (tecido semelhante à pele, mas úmido e frágil) que é alimentada por uma grande quantidade de vasos sanguíneos minúsculos. Quando este tecido é lesado (machucado), até mesmo por um pequeno corte ou arranhão, estes vasos sanguíneos tendem a sangrar bastante.
Por isto, as hemorragias nasais são muito comuns, especialmente as anteriores que envolvem a parte da frente do septo nasal (parede entre as narinas).

Acontece a maioria das perdas sanguíneas nasais, usualmente devido ambiente muito seco
Ressecamento da mucosa nasal pela baixa umidade do clima - Este é o gatilho mais comum das hemorragias nasais em locais onde o ar quente (especialmente o dos aquecedores) é usado durante o inverno. O ar quente e seco racha e sangra a delicada mucosa nasal; 

Ou ao modo de assoar o nariz, de coçar ou mesmo de colocar o dedo no nariz, traumatismos externos, medicamentos tópicos, drogas como a cocaína, fragilidade dos vasos sangüíneos (varizes, pequenos tumores).


O que fazer?
Sente ereto, não deite a cabeça para trás. Isto reduz a pressão sobre as veias do nariz. (E não abaixe a cabeça).
Comprimir a parte lateral do nariz contra o septo do lado afetado por alguns minutos. Se esta compressão com o dedo, não obtiver resultado, coloque um algodão embebido em água oxigenada ou em soluções com vasoconstrictores na narina afetada (após assoar o nariz) e aguarde. Aproximadamente, por 10 minutos, as maiorias das epistaxes têm resolução espontânea, e não necessitam atendimento médico. Caso o problema se prolongar ou retornar, procure um especialista para o tratamento adequado.

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO RESOLVER CATARRO PRESO DENTRO DE VOCÊ

PRETA GIL - Confira o Boletim Médico