O calor pode matar você




Quando a temperatura se eleva de 37,5ºC a 40ºC não há riscos graves para a vida do indivíduo.
Contudo, se a temperatura ultrapassa os 40ºC começa a ficar ameaçador à vida podendo inclusive provocar convulsões.

Se excede 43ºC, a vítima pode ser levada à morte devido à desnaturação da estrutura terciária das proteínas, à instabilidade das membranas celulares, a alterações das vias metabólicas dependentes de oxigênio e a uma disfunção mitocondrial.
Se a temperatura corporal conseguir chegar a 51°C, ocorre a rigidez muscular e a morte instantânea.

Desidratação

A água representa mais da metade do peso do nosso corpo e, nas crianças essa porcentagem é ainda maior.
Para manter a temperatura corporal, um dos mecanismos mais importantes é a perda de calor através do suor, o que impede que a temperatura do nosso corpo aumente demais. O mecanismo é que, a água do suor, ao evaporar, retira o calor da pele, resfriando-a.

No verão, o calor intenso e a umidade favorecem o aumento da transpiração e, consequentemente, da perda de água.
Por isso, nessa estação do ano o risco de desidratação é maior.
Esse risco é maior em crianças e idosos, devido ao fato de que o organismo deles tem maior dificuldade em conservar a água no corpo.
A desidratação seria, então, uma perda excessiva da água corporal, levando a alguns quadros que podem, em alguns casos, ser muito graves.

Quando a transpiração é excessiva, além da água perde-se também sais minerais, os quais devem também ser repostos.
Recomenda-se água natural, sucos de frutas (limonada, suco de laranja), bebidas isotônicas -
A água de coco (é uma bebida isotônica natural, com quantidades equilibradas de água e sal; é excelente para hidratação).

Importante
lembrar que refrigerantes não são bons para hidratação, porque contém quantidades muitos grandes de sal e outras substâncias,
(evite-os).


Outro aspecto importante é que a sede é um sinal tardio da falta de água, por isso não espere pela sede para hidratar-se.
O ideal é ingerir pequenas quantidades de líquidos variados, (Menos Refrigerante) durante todo o dia.


Em casos de desidratação, recomenda-se o uso do soro caseiro, que é facilmente preparado com água filtrada, sal e açúcar.
Ele deve ser oferecido em pequenas quantidades, várias vezes ao dia.

O câncer de pele.
Nas regiões do país, como o nordeste, o nível de radiação solar é elevado praticamente o ano inteiro, por isso os cuidados com a pele não se restringem ao verão.
Os raios que mais agridem a pele são os UVB (ultravioleta B), mas o UVA (ultravioleta A) também é importante porque ele potencializa a ação do UVB.

Esse câncer está sabidamente associado a longos anos de exposição desprotegida ao sol, e pode ser prevenido pela adoção de condutas bastante simples.

• Use protetor solar diariamente, com fator de proteção solar adequado. Esse valor é diferente para cada pessoa, devendo ser indicado por um profissional. Deve ser aplicado em todo o corpo, mas principalmente nas áreas mais expostas ao sol. Usar também protetor labial, para evitar ressecamentos e rachaduras.

• O protetor solar deve ser reaplicado com freqüência, especialmente após longo período de exposição solar, depois de banho de mar ou piscina (não confie tanto na história de que não sai na água), transpiração excessiva.

• Vale lembrar que o protetor solar deve ser usado o ano inteiro, pois mesmo em dias nublados os raios solares conseguem ultrapassar as nuvens e atingir a pele das pessoas. Lembre-se: a maior parte da exposição ao sol ocorre durante atividades rotineiras do dia-a-dia, e não apenas nas idas à praia ou ao clube.

• Use chapéus (ou bonés) e roupas adequadas.

• Sempre que possível fique na sombra. E evite exposição ao sol entre 10 horas da manhã e às 4 horas da tarde. Esse é o período de maior radiação.

• As crianças com menos de 6 meses devem ser mantidas sem contato direto com o sol, o máximo possível.

• Cuidado com superfícies refletoras, como a areia, concreto, água; mesmo que você esteja na sombra os raios atingem você.

• Hidratação da pele após expor-se ao sol; dê preferência a loções ou cremes que contenham
vitamina E ou aloe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO RESOLVER CATARRO PRESO DENTRO DE VOCÊ

PRETA GIL - Confira o Boletim Médico